Fechar

Pinho

Madeira para serrar ou em prancha produzida na nossa fabrica em Neiva - Viana do Castelo, Portugal.

pinho também é conhecido como pinho tea ou mobila nueva em Espanha, e como pinho amarelo ou pinho amarelo do sul, nos EUA. Este tipo de madeira é importado do sudeste dos Estados Unidos, mais concretamente do porto marítimo de Alabama, de nome Mobile, daí o seu significado, e de Espanha diretamente do porto de Valência, há já muitos anos.

A madeira de pinho tem um borne esbranquiçado ou amarelo-pálido, embora possa também apresentar um tom laranja-claro. Por seu lado, o cerne distingue-se com um tom amarelo-alaranjado, ou castanho-avermelhado ou castanho-claro. Os anéis de crescimento são visíveis e a sua cor muda em cada estação do ano, com um contraste que se destaca entre a primavera e o verão.

A madeira de pinho é uma madeira de fibra muito reta, qualificada como semidura ou dura.

Sendo um material duro, a madeira de pinho amarelo é bastante resistente ao clima, ao desgaste e ao ataque de fungos, embora seja sensível às térmitas.

É um tipo de madeira que é utilizada em edifícios e mobiliário na zona de Levante, há já muitos anos. As portas e as janelas de edifícios antigos, bem como o mobiliário no seu interior, apresentam uma grande quantidade daquilo que é conhecido como madeira mobila vieja (referente a mobiliário antigo). Agora, utiliza-se a madeira mobila nueva (referente a mobiliário moderno), menos pesada, mais barata e de cor mais clara. A madeira do borne é impregnável e a do cerne é pouco ou nada impermeável, pelo que costuma ser utilizada na sua cor natural com vernizes adicionais.

 Além dos usos convencionais semelhantes aos dos outros tipos de madeira de pinho, também é muito apreciada em Espanha para a carpintaria geral. É uma madeira fácil de se trabalhar e apresenta um acabamento fino para qualquer tipo de equipamento interior ou exterior.

Disponibilidade: Disponivel



Voltar...

Produtos relacionados
Eucalipto
Madeira de eucalipto para serrar ou em prancha produzida na nossa fabrica em Neiva - Viana do Castelo, Portugal.

Sapelli
Madeira para serrar ou em prancha produzida na nossa fabrica em Neiva - Viana do Castelo, Portugal.

Carvalho
Madeira de carvalho para serrar ou em prancha produzida na nossa fabrica em Neiva - Viana do Castelo, Portugal.
desenvolvido por aznegocios.pt